quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Call Girl: A Ante-Estreia

Nunca tinha ido a uma ante-estreia. Gostei! De tudo! O ambiente que se vive é muito engraçado pois todas as pessoas que ali estão têm alguma ligação ao filme, nem que seja por serem amigos ou família dos actores e técnicos. Há uma energia muito positiva no ar, todos estão bem dispostos, há risos, abraços e beijos de cumprimento! Antes da sessão sente-se uma expectativa de ambos os lados: de quem fez o filme e de quem o vai ver! Os primeiros querem saber qual vai ser a reacção dos segundos, e os segundos querem ser surpreendidos pelos primeiros.

Depois do visionamento do filme há um sentimento de satisfação de ambas as partes, de trabalho bem conseguido e de gosto pelo resultado final. Realmente, na minha opinião e na da maioria das pessoas que lá estavam, trata-se de um filme muito bom.


Vou dedicar neste blogue mais uns posts a esta ante-estreia, com imagens e comentários pessoais acerca do filme, e quem lá estava de "famoso", sem ser eu e os meus amigos, claro! :)

Por isso aguardem pelos próximos posts!

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Ante-Estreia Call Girl

É hoje... e eu vou! Amanhã conto como foi e o que achei do filme!

Presépio

E o meu presépio, tão original! Não é fantástico?!

Pronto, já está!

Já a fiz árvore de Natal... finalmente! Mas está tão bonita!!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Carta Arqueológica de Marvão

Ontem fui, com muito gosto, assistir ao lançamento da "Nova Carta Arqueológica do Concelho de Marvão", publicação dos meus caros professor e colegas. Devo dizer que esta obra (o número 14 da Revista Ibn Maruán, das Edições Colibri e Câmara Municipal de Marvão) me parece muito boa! E não seria de esperar outra coisa vindo de quem veio! Muitos parabens, caros amigos!

podem ler sobre este assunto em:



É quase Natal...

... e eu ainda nem sequer fiz a árvore de Natal! Desnaturada! A verdade é que ainda não me apeteceu fazê-la! Este ano o espírito de Natal veio mais tarde! Mas não passa de hoje!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Acerca do fim dos Madredeus

É oficial... os Madredeus acabaram! Tenho acompanhado, desde que me conheço como gente, o percurso deste grupo que muito admiro. E foi com profunda tristeza que soube que, após outros músicos já o terem feito, Teresa Salgueiro anunciou que ia deixar os Madredeus. Oh... fiquei triste! Aliás como fã assumida que sou não se podia esperar outra coisa! E tenho sobretudo pena de nunca me ter sido possível assistir a um concerto deles... agora já é tarde! A não ser que se juntem para uma tourné daqui a uns anitos... cá espero pacientemente.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Casamento Indiano

Pois é... na quinta-feira e sábado que passaram tive a oportunidade única de assistir a um casamento diferente de todos aqueles a que já fui: um casamento indiano. A minha amiga (que conheço desde o ciclo) é de origem indiana, e professa o Islão. É, portanto, muçulmana. E foi com enorme prazer que participei na cerimónia de casamento dela. Quando ela me convidou disse logo que ia, mas (confesso) depois de desligar o telefone fiquei um pouco apreensiva. Como seria a cerimónia? Como iria eu vestida? Haveria algum ritual especial? Muitas e muitas dúvidas.


A nossa mentalidade ocidental, e, sobretudo, após o 11 de Setembro, é anti-islâmica, ou, pelo menos, desconfiada quando se trata de qualquer coisa relacionada com esse assunto. Pura parvoíce! Fui muito bem recebida tanto na festa de quinta-feira (pintura das mãos com henna) como no sábado (copo d'água). E foi uma experiência fantástica.


Na festa de quinta-feira estavam todas as mulheres da família e amigas dos noivos. É nesta festa, entre a pintura com henna das mãos e pés da noiva, e das mãos das convidadas, que se celebra a cerimónia de casamento da noiva. As mulheres da família e da comunidade procedem a um ritual cujo objectivo é dar boa sorte, alegria e doçura à vida de casada. Depois entoam um cântico e uma oração (em hindi, suponho eu), a noiva assina um documento a dizer que aceita casar com o noivo, e já está! Passa a ser uma mulher casada.


O noivo casou na sexta-feira, na mesquita, numa cerimónia só para os homens. Sim, leram bem! Os noivos casam em dias diferentes! E só no sábado, depois da festa do copo d'água, é que vão morar na mesma casa! É uma tradição diferente da nossa mas muito interessante.


No jantar de casamento de sábado (exactamente igual aos nossos jantares de casamento, mas sem bebidas alcoólicas, pão e com muito picante na comida) juntam-se homens e mulheres para comemorar a união dos noivos! Achei curioso a adaptação ocidental neste jantar, pois a noiva vai vestida "de noiva", ou seja, de branco, véu e grinalda, e até há corte do bolo e tudo!


Enfim foi uma experiência que adorei e que, muito provavelmente, nunca se vai repetir na minha vida!


E que a vida seja longa e doce para os noivos!! Parabéns amigos!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Início deste blog

Pois é... finalmente aderi a esta "moda" dos blogs! Quero contribuir com mais um pequeno ponto neste mundo "internético" que cada vez mais nos aproxima nesta "Aldeia Global". Aqui vou partilhar algumas coisas da minha vida, pensamentos, ideias, vivências... enfim, coisas que provavelmente não interessam a ninguém!!