segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Nova rubrica

Vamos iniciar uma nova rubrica chamada "Eu ainda sou do tempo..."

É que já vou ficando cota e começo a utilizar esta expressão mais do que desejaria ;)

Assim começo com este belo exemplo. Quando eu era pequena o Nesquik era assim:
E eu tinha um boneco de peluche do cangurik e tudo. Quando o encontrar (deve andar perdido na confusão do sótão) publico aqui uma foto...
Depois trocaram o caguru pelo coelho e nunca mais foi a mesma coisa... :(
Mas enfim, é o progresso, até as mascotes sofrem... :p

domingo, 27 de dezembro de 2009

Ano Novo, Vida Nova!!


Olá!! Sim ainda estou viva!! :) Como se diz "Ano Novo, Vida Nova" por isso vou iniciar uma nova fase neste blog. A imagem vai mudar, os conteúdos vão ser mais assíduos... espero!

Anuncio também que a minha vida também vai mudar em 2010, as resoluções de ano novo são para seguir à risca. E a primeira resolução é: SER MUITO FELIZ!!! E é o que pretendo fazer...

por isso, um bom inicio de ano para todos vocês (será que ainda há algum resistente que siga o meu blog??!!)

QUE O ANO DE 2010 SEJA O MELHOR DE SEMPRE

(eu vou fazer por isso) :)

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

De Volta??

Peço mil desculpas, fiéis seguidores, por este estaminé estar ao abandono há tanto tempo...
Vou tentar, prometo, actualizar mais vezes.
Tenho algumas coisas para contar, nomeadamente as pequenas férias que tive, concertos a que fui, etc..
Até breve!!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Em breve...

Em breve, neste blog, abrimos uma rubrica intitulada "O Sótão da Esteva".
Esta rubrica vai fazer-nos voltar atrás, qual máquina do tempo, até à época da infância e adolescência da Esteva, com muitas recordações. As décadas de 1980 e 1990 vão voltar à nossa memória, através de vários objectos que fizem parte da história de vida da Esteva.
Não percam!!
Até já!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Vasco Granja

Outro grande senhor que partiu há pouco tempo foi Vasco Granja. Ele marcou uma geração, na qual eu me incluo, e abriu-nos um mundo novo, desconhecido, e que hoje está esquecido. Somos invadidos pelos desenhos animados americanos, mangas japonesas e outros que tais, e esquecemo-nos a maior parte das vezes de olhar para a nossa Europa, onde se fazem coisas do melhor nessa área. Vasco Granja abriu-nos o mundo da animação europeia, de certo marcada por ideologias de esquerda, mas que traziam às crianças e aos adultos uma mensagem de esperança e de ideologia. Tenho saudades de o ver na tv, a apresentar aquelas animações de autores que só ele conseguia pronunciar... Vasco Granja, tal como o Engenheiro Sousa Veloso, fazem parte do meu imaginário de criança!!

João Bénard da Costa

Foi com pena que soube da morte deste grande senhor, ligado ao nosso cinema.
Tive o prazer e a honra de o conhecer pessoalmente, num dos colóquios em que fiz secretariado, na Universidade de Évora, assim como a outro grande senhor, felizmente ainda vivo e bem activo, chamado Manoel de Oliveira. (Um dia conto uma história engraçada que se passou com ele nesse colóquio..)
Lembro-me de João Bénard da Costa como um homem muito calmo, com uma cultura imensa, conversa fácil e agradável. É pena que a fatídica tenha de nos levar a todos um dia... mas assim é a vida e temos de nos lembrar dos bons momentos e das coisas boas das pessoas que partem antes de nós.
Por isso caro João, descanse em paz que nós cá o recordaremos.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Encontro de Alcácer do Sal, 22 a 24 de Maio




E lá fomos a Alcácer do Sal, essa bela localidade, apresentar o nosso trabalho. Correu muito bem. E fiquei encantada com a cidade. Há muitos anos que não ia lá com tempo e desta vez deu para apreciar a beleza desta terra sadina com tanto património histórico e arqueológico para ver. Gostei especialmente da visita ao Senhor dos Mártires e à divertidíssima guia que nos mostrou o sítio.
Vale a pena ir passar um fim de semana a Alcácer do Sal para visitar a cidade e as paisagens belíssimas .

quinta-feira, 23 de abril de 2009

E vão 30!!

Fiz ontem 30 anos!!
Cum caraças!!
30 anos!!
Curiosamente não estou tão traumatizada como pensava que ia ficar. Sinto-me bem com 30 anos, melhor do que quando fiz 29.
30 anos são uma idade bonita! Fazendo um balanço parece-me que vivi muito bem este 30 anos, com altos e baixos, mas feliz no geral. E sinto que ainda tenho tanto para fazer, por realizar.
Por isso venham (pelo menos) mais 30.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ferreira Jovem 2009

Olá amiguinhos!! Após uns tempos de ausência, estou de volta.
A ver se agora não estou tanto tempo sem actualizar...

Então venho convidar-vos para virem, este fim de semana, dia 17 e 18 de Abril, assistir ao Ferreira Jovem.
Deixo aqui o programa para vos abrir o apetite.
E não se esqueçam que as entradas são à borlix. AH e não se preocupem com estar a chover porque há uma super-tenda!!

aqui fica.

Dia 17 de Abril (6ª feira)
19h - Abertura oficial de evento
Actividades: Torre "Multiactividades"
21h - Concertos
Estrela do Covil
Acústicos
Lounge´as Trio
Dj´s: Tko/Huka0/Philjay
4h - Encerramento do recinto
Dia 18 de Abril (Sábado)
16h - Abertura
Actividades:
Torre "Multiactividades"
Galeria de Tiro, arco e zarabatana
17h às 21h - Encontro de Dj´s
Dj Holly
Dj Jota
Dj Vertigo
22h - Concerto - Blasted Mechanism
24h - Dj Grouse

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Darwinices


Ainda em tom do Dia dos Namorados vi isto no site do Museu da Ciência e achei delicioso. É curioso ver como há quase 200 anos havia estas preocupações que são (na sua maioria) ainda as de hoje em dia. Ora Darwin, rapaz solteiro em idade de casar, resolveu fazer uma lista de prós e contras sobre o casamento. A mim parece-me bastante útil a elaboração de tal lista e penso que hoje em dia, tanto homens como mulheres, deveriam, antes de cometer o acto do matrimónio (legal ou de ajuntamento), fazer uma lista destas. Acho que se evitariam muitas chatices e desgostos, pois muitas vezes não se reflecte sobre as consequências dos nossos actos e depois acontece aquilo que nós não queremos mas que, se tivessemos pensado um bocadinho antes de agir, saberíamos que iriam acontecer. Às vezes temos sorte, outras vezes nem por isso.

Tendo em conta que Darwin se casou no ano seguinte a ter escrito esta lista e que veio a ter 10 filhos com a mulher Emma, parece que a coisa correu bem...


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Twittarei até que a mão me doa...


Aderi ao twitter. Após ver a forma como o Markl falava disto resolvi inscrever-me para ver o que era. E realmente é fantástico. Não tanto para as outras pessoas saberem o que ando a fazer, que não tem interesse nenhum, mas porque é muito giro saber o que os outros andam a fazer (ou dizem que estão ou vão fazer). E é uma sensação estranha (boa e esquisita ao mesmo tempo) poder ler coisas escritas por pessoas que eu admiro muito, como por exemplo o próprio Markl, o Bruno Nogueira e o David Fonseca, tendo (quase) a certeza que foram mesmo eles que escreveram aquelas palavras. Dá-nos uma proximidade real, dá-nos a sensação de ficarmos a conhecer um pouco melhor o que se passa na vida dessas pessoas. Coisas tão simples como ir comer sushi ou ir ao dentista...

Ah e, no fundo, lá beeem no fuuundo, sacia aquele bichinho chamado cusquice...
Podem seguir-me aqui, se vos interessar a minha simples e monótona vidinha... ai, ai..

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

... Vai mas é trabalhar!!


Crise?! Qual crise?!

Recebi esta imagem via email e devo dizer que não sei quem é o senhor Arnaldo José da Silva, mas concordo muito com o que ele tão bem expõe. É claro que há uma crise mundial, a nível financeiro e social. Mas também é certo que muito boa (ou má) gente se aproveita da desculpa da crise para pintar o cenário ainda mais negro do que ele é e, sobretudo, para se encostar à crise e não fazer nada... de útil para a sociedade!
A principal crise que eu vejo, todos os dias, é uma crise depressiva, onde o pessimismo se instalou e a desmotivação se entranhou confortavelmente no trabalhador. E o que as pessoas não percebem é que quem faz ou desfaz crises somos nós, seres humanos, pessoas. Por isso a culpa da crise é também um pouco nossa, que consumimos desalmadamente tudo o que nos aparece à frente (e nos super endividamos para isso) e elegemos governantes (eles também humanos como nós e, por isso, não isentos de erros). Por isso também é culpa nossa se a crise continuar. Se todos se queixassem menos e trabalhassem mais de certeza que, num instante, se ultrapassava esta crise. E isto não é só a nível de Portugal mas também no mundo todo.
Por isso, como diz um certo "chato": Vai mas é trabalhar!! Fazer qualquer coisa d'útil pá xociedade!!

Canal cárpico

Pois é a minha mãe foi operada ao canal cárpico. Foi uma pequena cirurgia, durou pouco menos de uma hora e à tarde já estava em casa. Mas o que é o Canal cárpico? perguntam vocês. Pois eu também não sabia. Mas para que todos fiquem um pouco mais cultos aqui fica a definição:
"Canal ou túnel cárpico: Os ossos e ligamentos do punho formam o chamado canal cárpico, por onde passam o nervo mediano - que controla o movimento e a sensibilidade da maior parte da mão - e os tendões que ligam os músculos do braço à mão. Esse canal pode ficar mais estreito, devido a um osso deslocado ou a esporões ósseos, retenção de líquidos ou edema de ligamentos e tendões."
E pronto.
Agora é só ter cuidado, não fazer esforços... e depois fisioterapia.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

98 Invernos

Pois é, ontem houve festarola!! O meu avô fez 98 invernos (sim, não primaveras, porque nasceu em Janeiro e o correcto é dizer invernos... lol).
São 98 anos cheios de vida, de histórias. Não me imagino a chegar a essa idade, e muito menos com a cabeça tão lúcida como ele tem!!
Já está combinado: quando fizer os 100 anos vamos fazer uma festa de aniversário inesquecível...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Resoluções para 2009

Como é habitual todos os anos faço resoluções para o novo ano que entra. Para este ano são estas:
1 - Emagrecer. Quero voltar a ter os 54 kg que tinha antes de começar a fazer o tratamento da tiróide, que me levou a ganhar 6 Kg. Não me parece difícil perder 6 Kg... basta cortar nos doces (esta vai ser a parte mais difícil), gorduras e comer mais verduras e grelhados. E fazer exercício...
2 - Fazer exercício. Não só para emagrecer mas também para me sentir com mais energia. Agora no inverno é pior porque está muito frio e só apetece estar em casa. Vou ver os preços daquelas bicicletas que não andam para comprar uma. Assim, enquanto vejo televisão, pedalo. A isto chama-se juntar o útil ao agradável!
3 - Tratar da saúde. Calma não vou tratar da saúde a ninguém... vou tratar da minha saúde. Vou (finalmente) arranjar os dentes, que há anos que precisam de ser tratados. Vou também àquele médico a que só as mulheres vão, para tratar de uma certa parte do interior do meu corpo (mais para ver se está tudo bem, pois com a cena da tiróide, que mexe com hormonas e tal, é preciso certificar-me que continua tudo nos conformes). Vou ainda tentar marcar uma consulta com a minha médica de família (o que é sempre extremamente difícil) para fazer uma "revisão" ou seja um check up.
4 - Dar mais atenção aos entes queridos. Para além de tratar do corpo há que tratar da alma. Assim quero dar mais atenção às pessoas de quem gosto, à família e aos amigos. Vou telefonar mais aos papás (sim mãe!! vou ligar para vocês mais vezes!! posso não ligar muitas vezes mas vocês estão sempre comigo no meu coração e no meu pensamento). Vou ligar aos amigos e vou visitá-los mais vezes.
5 - Não discutir tanto, ser mais paciente e compreensiva. Sobretudo em relação à família e ao namorado..... quero que este seja um ano de paz e harmonia.
6 - Gastar menos dinheiro em coisas fúteis. Poupar é que tá a dar, e é isso que vou tentar fazer mais este ano.
7 - Acabar o Mestrado.
8 - Trabalhar mais e com mais motivação (o que muitas vezes não depende só de mim, mas pronto!).
9 - Tratar muito bem da minha Isis (não que não o faça já!!) controlando mais a alimentação que ela faz. Vamos ver se será preciso a operação às cataratas e se tenho dinheiro para isso!! Ser cão diabético esfomeado dá trabalho e preocupação aos donos!!
10 - Ser feliz. Enfim a resolução que todos fazem todos os anos...
Muitas outras resoluções, maiores e mais pequenas, se fazem no início do ano... mas vocês também não têm de saber tudo... queriam, cuscos!!